Beleza

Hidratação em dia para a pele, cabelos e unhas

Cuidados básicos de hidratação

Hidratação em dia para a pele, cabelos e unhas

Está com a pele ressecada? Unhas e cabelos fracos? Couro cabeludo com caspa?
Veja alguns cuidados básicos para acrescentar à rotina de cuidados diários ao longo do inverno para garantir beleza e hidratação.

 

Unha mais fortalecida

A unha e a cutícula desidratam quando a temperatura cai e o resultado são descamação e quebra. O contato com a água (quente ou fria), o manuseio de produtos de limpeza e o uso da acetona pioram o quadro.

Dica: Invista em hidratantes ou ceras para cutículas. Faça uma massagem na região até o produto ser absorvido. Ah! E use luvas na hora de lavar a louça.

 

Xô, Caspa!

Os fios também sofrem na temporada de baixas temperaturas. Banhos quentes estimulam as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzirem oleosidade em excesso. Na presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, esse processo leva à inflamação, à coceira e à descamação da camada mais superficial da região. E sabe qual o resultado?  Dermatite seborreica.

Dica: Para evitar o problema maior da caspa, procure lavar os fios com água morna e retire totalmente o xampu e o condicionador. Secá-los com o secador é uma boa ideia: assim o couro cabeludo não fica úmido por muito tempo.

 

Pele lisinha

O clima seco da estação pode deixar a sua pele ainda mais ressecada do que no verão e as outras estações. Por isso é importante tomar alguns cuidados específicos durante os dias frios e abusar dos hidratantes diariamente.

Dica: Não descuidar da hidratação, opte por passar os hidratantes após o banho. Atenção: acerte a temperatura da água na hora do banho, porque a água quente retira em excesso a camada de gordura, que funciona como proteção, contribuindo para o ressecamento.

Matérias Relacionadas